Receitas Ibertejo

Filetes na Caçarola com Legumes

Ingredientes:
1/2 alho-porro,
2 dentes de alho,
1 tomate,
1 dl de azeite,
8 chalotas,
1 raminho de salsa,
1 dl de caldo de peixe,
1 nabo,
200 gr de couve-de-bruxelas,
1 embalagem de Filetes Ibertejo,
sal e pimenta

Modo de Preparação:
1 Corte o alho-porro, os dentes de alho, o tomate aos pedaços e refogue-os no azeite. Junte as chalotas e a salsa e regue com caldo de peixe.
2 Corte o nabo aos pedaços e as couves-de-bruxelas às metades. Deixe cozer e, por fim, junte os Filetes Ibertejo cortados aos pedaços.
3 Junte também salsa picada e deixe estufar cerca de 15 minutos. Rectifique os temperos e sirva.

Sugestão: Junte também 1 colher de chá de caril quando adicionar o caldo de peixe.

Filetes no Forno com Legumes

Ingredientes:
700gr de batatas,
2 cebolas,
2 tomates maduros,
2 dentes de alho,
1 embalagem de Filetes Ibertejo,
sal e pimenta,
1 dl de azeite,
1 dl de vinho branco,
1/2 molho de espinafres,
300gr de couve-flor,
1 colher de sopa de manteiga,
1 ramo de coentros.

Modo de Preparação
1 Descasque as batatas, corte-as às metades e coza-as. Retire-as antes de cozerem na totalidade.
2 Disponha-as num tabuleiro, juntamente com a cebola e o tomate cortados aos pedaços.Junte o alho picado e por cima disponha os Filetes Ibertejo dobrados.
3 Tempere com sal e pimenta e regue com azeite e vinho. Leve ao forno pré-aquecido a 220º durante 15 a 20 minutos.
4 Entretanto, coza os espinafres e a couve-flor. Tempere e passe por manteiga derretida. Sirva com os filetes e a batata e decore com um raminho de coentros.

Sugestão: Antes de dobrar os filetes, coloque 1 raminho de coentros no meio destes.

Filetes Fritos com Arroz de Grelos e Amêijoas

Ingredientes: 1 embalagem de Filetes Ibertejo, 3 dentes de alho, sumo de limão. sal e pimenta, 1 cebola, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 tomate maduro, 1/2 pimento verde, 1/2 molho de grelos, 200gr de miolo de amêijoa congelado, 2 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa de vinho branco, 2 gemas, óleo para fritar.

Modo de Preparação
1 Tempere os Filetes Ibertejo com 1 dente de alho picado, sumo de limão, sal e pimenta. 2 Pique a cebola e o restante alho e refogue-os na manteiga. Retire do tomate a pele e as sementes, corte-o aos pedaços e junte-o também. 3 Corte o pimento aos cubos e acrescente-o, assim como os grelos, o arroz e o miolo de amêijoa. 4 Regue com 5dl de água quente, tempere, e deixe cozinhar durante 12 minutos em lume brando. 5 Junte farinha com o vinho e as gemas, e adicione-lhe o líquido da marinada dos filetes. Mexa muito bem e passe os filetes por este preparado. 6 Frite em óleo e escorra sobre papel absorvente. Sirva com arroz de legumes e amêijoas.

Sugestão: Adicione 1/2 Chouriço picado ao refogado do arroz

Filetes de Espada com Pimenta Rosa

Ingredientes: 900 gr de batatas aos quartos ou gomos, sal, 1 embalagem Filetes Ibertejo, pimenta rosa em grão, 1/2 sumo de limão, 1 dl de azeite, 2 cebolas, 2 dentes de alho, 2 dl de vinho branco, 1 ramo de salsa.

Modo de Preparação
1 Coza ligeiramente as batatas em água com sal. Entretanto, tempere os filetes com sal, pimenta rosa e sumo de limão. 2 Aqueça o azeite num tachinho e refogue as cebolas cortadas aos gomos e os dentes de alhos laminados. 3 Regue com vinho e assim que começar a ferver, junte as batatas, a salsa e os Filetes de peixe-espada Ibertejo. Deixe cozinhar com tacho tapado, durante 10 minutos. 4 Sirva tudo bem regado com o molho e polvilhado com grãos de pimenta e salsa fresca.

Sugestão: Depois de o vinho ferver, adicione 1 dl de natas ao molho